EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

A nova macroeconomia política como uma tradição separada da escolha pública

Rafael Galvão De Almeida ()

No 615, Textos para Discussão Cedeplar-UFMG from Cedeplar, Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract: A teoria da escolha pública está listada como uma subdivisão da microeconomia no código JEL e é amplamente considerada um assunto de microeconomia e microeconomistas que trabalham na fronteira entre a economia e a ciência política. Porém, a partir da década de 1970, macroeconomistas começaram a pesquisar tópicos de escolha pública e os modelando, e alguns teóricos da escolha pública analisando e discutindo assuntos macroeconômicos sob a égide da escolha pública. A diferença é que o primeiro grupo tenta se separar da designação “escolha pública”, adotando várias designações, a qual eu uso o termo “Nova Macroeconomia Política” para designar essa abordagem. Isso criou conflitos outras abordagens de escolha pública, especialmente a Escola de Virgínia, que argumentam que essa tentativa de separação prejudica o campo científico. Este artigo tenta entender a formação da nova macroeconomia política, de como ela se tornou uma tradição separada de escolha pública e as razões porque ela se separara da designação “escolha pública”. As razões são, principalmente, a adoção das expectativas racionais e da abordagem de equilíbrio geral, paradigmas da macroeconomia mainstream, e a tentativa de se distanciarem da associação ideológica com o libertarianismo/liberalismo presente em algumas tradições de escolha pública.

Keywords: macroeconomia; economia política; escolha pública; nova macroeconomia política (search for similar items in EconPapers)
Pages: 26 pages
Date: 2019-09
New Economics Papers: this item is included in nep-hpe and nep-ore
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://www.cedeplar.ufmg.br/pesquisas/td/TD%20615.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:cdp:texdis:td615

Ordering information: This working paper can be ordered from
Cedeplar-FACE-UFMG Av. Antonio Carlos, 6627 Belo Horizonte, MG 31270-901 Brazil

Access Statistics for this paper

More papers in Textos para Discussão Cedeplar-UFMG from Cedeplar, Universidade Federal de Minas Gerais Cedeplar-FACE-UFMG Av. Antonio Carlos, 6627 Belo Horizonte, MG 31270-901 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Gustavo Britto ().

 
Page updated 2020-08-05
Handle: RePEc:cdp:texdis:td615