Geografia produtiva da indústria de veículos de transporte público no Brasil e impacto da COVID-19 sobre as cadeias de fornecimento
Edgar Barassa
Documentos de Proyectos from Naciones Unidas Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL)
Abstract:
O objetivo deste estudo é investigar, analisar e comparar as cadeias produtivas para a fabricação de ônibus urbano no Brasil (Diesel e Elétrico), caracterizando os atores, redes, prontidão tecnológica/manufatureira, dinâmica de mercado e arcabouço institucional. Algumas questões orientam o estudo: Quem são os principais atores e suas estratégias? Quais as forças da transição tecnológica? Quais competências estão sendo formadas? Como resultado, observou-se uma cadeia Diesel com notáveis competências e trajetória de investimentos. Economias de escala proporcionaram a diminuição dos custos produtivos e ganhos de aprendizado, obtidos através da experiência de produção/know-how. Na cadeia de elétricos, viram-se também competências estabelecidas, sobretudo em motores elétricos e inversores. Contudo, notaram-se desafios (produção de semicondutores) e lacunas (baterias). Conclui-se que, para aproveitar oportunidades industriais, a orquestração entre os atores e governança é fundamental. Para isso, apontaram-se agendas estratégicas para a produção de ônibus elétricos que possam apoiar a coordenação desta cadeia e as competências relacionadas.
Date: 2023-12-12
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://repositorio.cepal.org/handle/11362/68736
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ecr:col022:68736
Access Statistics for this paper
More papers in Documentos de Proyectos from Naciones Unidas Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Biblioteca CEPAL ().