Um Exercício de Simulação de Ocupação dos Espaços Rurais e Urbanos
António Caleiro
Economics Working Papers from University of Évora, Department of Economics (Portugal)
Abstract:
As alterações na paisagem que se podem detectar, mais facilmente sobretudo quando se comparam duas realidades suficientemente distantes no tempo, resultam de um processo contínuo de interacção entre elementos, nomeadamente estados da natureza e pessoas, os quais formam um sistema, regra geral, complexo. Esta complexidade torna-se, do nosso ponto de vista, particularmente interessante quando envolve ou resulta das decisões tomadas pelas pessoas (em função dos seus interesses e/ou características) quanto à sua localização num determinado espaço (com determinadas características). Neste âmbito, uma melhor (ou mais fácil) resposta à questão: Como responder à desertificação e degradação dos espaços rurais e ao congestionamento e alastramento dos espaços urbanos? passa pela (melhor) compreensão prévia dos factores causais do processo dinâmico conducente àquela alteração nas paisagens rural e urbana. Uma das formas de (melhor) compreender este processo dinâmico, regra geral, complexo, consiste no recurso a exercícios de simulação do tipo ?agent-based?, tal como os modelos de modelização urbana desenvolvidos por Felsen, Watson e Wilenski (veja-se a ?Urban Modeling Suite? em http://ccl.northwestern.edu/cities/#urban-suite). O objectivo deste trabalho é assim o de, em termos pedagógicos, ilustrar o uso deste género de modelos de simulação de ocupação dos espaços rurais e urbanos e, em termos científicos, estender/modificar estes modelos de forma a, do nosso ponto de vista, melhor compreender porque se assiste à desertificação dos espaços rurais por contrapartida do congestionamento dos espaços urbanos.
Keywords: Alterações na paisagem; Espaços rurais e urbanos; Modelos de simulação; NetLogo; Urban Modeling Suite (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: C63 R12 R14 R23 (search for similar items in EconPapers)
Pages: 19 pages
Date: 2012
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://hdl.handle.net/10174/8481 (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:evo:wpecon:2_2012
Access Statistics for this paper
More papers in Economics Working Papers from University of Évora, Department of Economics (Portugal) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Maria Aurora Murcho Galego (agalego@uevora.pt).