Para além de União Económica deve a União Europeia ser também uma União Eleitoral?
António Caleiro
Economics Working Papers from University of Évora, Department of Economics (Portugal)
Abstract:
Desde os primórdios do que é hoje a União Europeia (UE), os objectivos foram simultaneamente políticos e económicos. Na realidade, os objectivos económicos têm vindo a ser gradualmente alcançados, até como uma forma de permitir a realização de objectivos políticos. Como exemplos deste facto temos a adopção de uma moeda comum bem como a criação de um mercado único. Sendo certo que estes factos económicos terão consequências simultaneamente políticas e económicas, por exemplo, ao nível da delegação de poderes governamentais e do federalismo fiscal, o estudo destas consequências não deve ignorar as interacções entre elas. Uma dessas interacções que é, para nós, de particular interesse prende-se com os movimentos migratórios, entendidos como uma reacção de natureza económica por parte da população, os quais poderão ter consequências de natureza política. Estas, a verificarem-se, terão certamente reflexos económicos. Por outras palavras, ao artigo interessa estudar os efeitos do bem conhecido fenómeno da ?votação com os pés?, admitindo precisamente que quem se desloca o faz por razões de natureza económica tendo este fenómeno consequências económico-políticas, se admitirmos a possibilidade de a população migrante poder expressar as suas preferências através do seu voto. Esta possibilidade está, obviamente, facilitada se se tratarem de migrações internas de nacionais mas poderá ter que estar também reconhecida aos migrantes intra-UE, por exemplo ao nível das eleições legislativas dos vários países membros, se se pretender que, para além de uma União Económica, aquela seja também uma União Política.
Keywords: Decisão de Voto; Direito de Voto; Movimentos Migratórios; União Europeia (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: D72 F22 J61 (search for similar items in EconPapers)
Pages: 14 pages
Date: 2004
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://hdl.handle.net/10174/8408 (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:evo:wpecon:4_2004
Access Statistics for this paper
More papers in Economics Working Papers from University of Évora, Department of Economics (Portugal) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Maria Aurora Murcho Galego ().