Desemprego e Felicidade em Portugal
António Caleiro
Economics Working Papers from University of Évora, Department of Economics (Portugal)
Abstract:
Em termos tradicionais, a riqueza de uma economia é medida pelo seu nível de produção. Mais recentemente, tem vindo a ser sugerida uma outra medida que se baseia no grau de felicidade, o qual se associa aos níveis de satisfação ou qualidade de vida. Por alguns considerado paradoxal é o facto de aquelas duas medidas não se apresentarem perfeitamente correlacionadas. De facto, existem países menos ricos do ponto de vista da produção, os quais se caracterizam por graus superiores de felicidade. Para além deste facto, a realidade mostra que, mesmo em tempos de crise económica, o grau de felicidade pode aumentar. São estes factos que se pretende clarificar, com o presente trabalho, para tal assumindo a perspectiva da Economia da Felicidade, através da análise da relação entre a felicidade e o desemprego em Portugal.
Keywords: Desemprego; Economia da felicidade; Felicidade; Portugal; Qualidade de vida (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: A12 D31 E01 E24 I32 (search for similar items in EconPapers)
Pages: 15 pages
Date: 2011
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://hdl.handle.net/10174/8476 (text/html)
Related works:
Working Paper: Desemprego e felicidade em Portugal (2011) 
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:evo:wpecon:5_2011
Access Statistics for this paper
More papers in Economics Working Papers from University of Évora, Department of Economics (Portugal) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Maria Aurora Murcho Galego (agalego@uevora.pt).