Sobre o custo do tempo para a competitividade da indústria brasileira: diagnóstico e síntese dos impactos econômicos da facilitação do comércio no Brasil
Lucas Ferraz and
Raoni Rugai Marinho
No 404, Textos para discussão from FGV EESP - Escola de Economia de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (Brazil)
Abstract:
Este artigo analisa a importância dos atrasos portuários para a competitividade da indústria de transformação no Brasil. Com base em estimativas recentes sobre o custo diário dos atrasos comerciais e em bases de dados do Banco Mundial e do GTAP (Global Trade Analysis Project), revela a magnitude destas barreiras sob a forma de seus equivalentes ad valorem. Em seguida, por meio de simulações em equilíbrio geral, estima o impacto da melhoria dos processos aduaneiros sobre o desempenho da indústria de transformação no Brasil, sob diferentes cenários. Os resultados obtidos ressaltam o caráter estratégico da facilitação do comércio para o Brasil e da sua inclusão como item relevante para a agenda de crescimento de longo prazo do país.
Date: 2015-10-26
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d3c78a7f-067 ... 2deec364b2b/download (application/pdf)
Related works:
Working Paper: SOBRE O CUSTO DO TEMPO PARA A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA BRASILEIRA: DIAGNÓSTICO E SÍNTESE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS DA FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO NO BRASIL (2016) 
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fgv:eesptd:404
Access Statistics for this paper
More papers in Textos para discussão from FGV EESP - Escola de Economia de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (Brazil) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Núcleo de Computação da FGV EPGE ().