O impacto de criptomoedas na performance de carteiras multiativos: análise sob a perspectiva de um investidor brasileiro
Oswaldo Donatelli Neto and
Jéfferson Colombo
No 546, Textos para discussão from FGV EESP - Escola de Economia de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (Brazil)
Abstract:
Embora represente um tema de pesquisa relativamente extenso, a mensuração do efeito marginal da adição de criptomoedas em portfolios bem diversificados normalmente se restringe à perspectiva de um investidor nos EUA, Europa ou China. Este artigo contribui para a literatura ao avaliar essa temática sob a perspectiva de um investidor brasileiro. Partindo de portfólios-base compostos por ações (IBOV), renda fixa (IMAG), mercado imobiliário (IFIX), commodities (OURO) e ativos internacionais (IVVB11), avalia-se o incremento no retorno ajustado ao risco a partir da inclusão de criptomoedas sob oito estratégias de alocação de ativos dentro e fora-da-amostra. Os resultados, referentes ao período de novembro de 2015 a abril 2021, indicam que a inclusão de criptoativos aumentou os índices de Sharpe, Sortino e Omega para todas as estratégias analisadas. Em particular, as alocações “pesos estratégicos” (STW), “inverso da variância” (RPvar), “inverso da volatilidade” (RPvol) e Black-Litterman (maxMVBL) apresentaram maior variação positiva no índice de Sharpe, muitas vezes estatisticamente significantes. Ainda, dentre os grupos de diversificação, “Cripto Basket” e “Altcoins” superaram, em média, “Bitcoin”, indicando potenciais benefícios de exposições a criptoativos diversificadas. Concomitantemente, “Stablecoin” foi o grupo que apresentou pior performance. Os resultados são robustos a diferentes janelas de estimação e frequências de rebalanceamento e expandem o entendimento da inclusão de criptomoedas sob a perspectiva de investidores em uma importante economia emergente.
Date: 2021-07
New Economics Papers: this item is included in nep-ore
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/05dbabd6-b07 ... 6ae4fd8b804/download (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fgv:eesptd:546
Access Statistics for this paper
More papers in Textos para discussão from FGV EESP - Escola de Economia de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (Brazil) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Núcleo de Computação da FGV EPGE ().