EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Capitalização de Juros: possíveis efeitos da ADI 2.316

Clovis de Faro

No 750, FGV/EPGE Economics Working Papers (Ensaios Economicos da EPGE) from FGV/EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças, Getulio Vargas Foundation (Brazil)

Abstract: Em instigante artigo, Domingues (2011), que ainda permanece muito relevante e atual, e em que se faz uso da alegoria simbolizada pela espada de Dâmocles, somos alertados para possíveis efeitos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2.316, que foi proposta no já longínquo ano de 2000, pelo antigo Partido Liberal. Tal ADI 2.316, que continua pendente de definição por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), diz respeito ao artigo 5º da Medida Provisória (MP) 2.170–36/2001, que estabelece: 'Art. 5º. Nas operações realizadas pelas instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional, é admissível a capitalização de juros com periodicidade inferior a um ano.' Ou seja, em outras palavras, ainda não há decisão final, pois que o STF não concluiu sua apreciação da matéria, sobre se o chamado regime de juros compostos pode ser empregado em prazos que sejam frações do ano.

Date: 2014-01-24
References: Add references at CitEc
Citations Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/1 ... tos-da-ADI-2-316.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fgv:epgewp:750

Access Statistics for this paper

More papers in FGV/EPGE Economics Working Papers (Ensaios Economicos da EPGE) from FGV/EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças, Getulio Vargas Foundation (Brazil) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Núcleo de Computação da FGV/EPGE ().

 
Page updated 2018-10-18
Handle: RePEc:fgv:epgewp:750