EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Múltiplos contratos: o caso do sistema americano

Clovis de Faro

No 785, FGV EPGE Economics Working Papers (Ensaios Economicos da EPGE) from EPGE Brazilian School of Economics and Finance - FGV EPGE (Brazil)

Abstract: A adoção do sistema de múltiplos contratos (SMC), tal como originalmente formulado por De-Losso, Giovannetti e Rangel (2013), que focaram atenção em contratos de financiamento com prestações constantes (Tabela Price – TP), propicia substanciais ganhos fiscais para agentes financeiros que sejam pessoas jurídicas. Pois que, relativamente à alternativa de um único contrato, implica em que, em função da taxa de juros que exprime o custo de oportunidade para a instituição financeira, sejam menores os valores atuais das respectivas parcelas de juros. Observando que o caso onde os contratos de financiamento especificam que as prestações sejam determinadas de acordo com o sistema de amortizações constantes (SAC), foi anteriormente estudado em de Faro (2017), o presente artigo concentra a atenção na situação onde os pagamentos periódicos são estipulados pelo chamado sistema americano de amortização de dívidas (SA). Será evidenciado que, analogamente aos casos do SAC e da TP, a implementação do SMC também acarreta ganhos fiscais para agentes financeiros que sejam pessoas jurídicas, se for estipulado que os contratos de financiamento sejam especificados segundo o SA. Subsidiariamente, dado ser prática usual que os agentes financeiros requeiram que os tomadores de empréstimos de acordo com o SA, devam constituir fundos de amortização (“sinking-funds”), será também abordada a situação, bastante frequente, onde tais fundos de amortização sejam constituídos por meio de depósitos constantes.

Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1fd2655e-e44 ... dcdcb7bed8c/download (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fgv:epgewp:785

Access Statistics for this paper

More papers in FGV EPGE Economics Working Papers (Ensaios Economicos da EPGE) from EPGE Brazilian School of Economics and Finance - FGV EPGE (Brazil) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Núcleo de Computação da FGV EPGE ().

 
Page updated 2025-03-30
Handle: RePEc:fgv:epgewp:785