Sistema de prestações constantes no regime de juros simples: duas versões financeiramente consistentes
Clovis de Faro and
Gerson Lachtermacher
No 831, FGV EPGE Economics Working Papers (Ensaios Economicos da EPGE) from EPGE Brazilian School of Economics and Finance - FGV EPGE (Brazil)
Abstract:
No sistema Financeiro de Habitação (SFH), que tem como principal agente a Caixa Econômica Federal (CEF), o sistema de amortização mais comumente empregado é o da chamada Tabela Price (TP). Todavia, recorrentemente, tem sido judicialmente estipulada a substituição da TP, que se fundamenta no regime de juros compostos, pelo o que tem sido denominado de “método de Gauss”. Que faz uso do regime de juros simples. Iremos aqui analisar duas possíveis versões, que se baseiam em Forger (2009), que contemplou apenas a data focal no final do financiamento, o que contraria legislação ainda vigente. Evidenciou-se que o princípio de consistência financeira, que postula que os resultados respectivamente obtidos segundo os métodos retrospectivo, prospectivo e de recorrência, para apuração do saldo devedor, sejam coincidentes, foi observado em ambas as datas focais consideradas.
Date: 2022
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ce78d8b3-706 ... 12cbcde4883/download (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fgv:epgewp:831
Access Statistics for this paper
More papers in FGV EPGE Economics Working Papers (Ensaios Economicos da EPGE) from EPGE Brazilian School of Economics and Finance - FGV EPGE (Brazil) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Núcleo de Computação da FGV EPGE ().