EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

SAC e SACRE no regime de juros simples: duas versões financeiramente consistentes

Gerson Lachtermacher and Clovis de Faro

No 836, FGV EPGE Economics Working Papers (Ensaios Economicos da EPGE) from EPGE Brazilian School of Economics and Finance - FGV EPGE (Brazil)

Abstract: Introduzindo os conceitos de componentes capitalizáveis e não-capitalizáveis, Forger (2009), com fulcro no regime de juros simples, apresentou procedimentos tanto para o caso de financiamentos segundo o sistema de prestações constantes (SPC), como para o caso de financiamentos de acordo com o sistema de amortizações constantes (SAC). Posteriormente, Forger (2010), também para a eventualidade de adoção do regime de juros simples, estendeu sua análise para o caso do emprego do sistema de amortizações crescentes (SACRE). Neste ponto, é imperativo observar, a sugestão do emprego do regime de juros simples, em oposição à consagrada adoção do regime de juros compostos, deve-se à uma citação do clássico tratado de Richard Price (1771). A partir da qual Forger (2009), explicitamente, declara: “Este regime de juros compostos quebra qualquer um; é só uma questão de tempo!” Entretanto, do mesmo modo como em Nogueira (2008), que abordou o caso do SPC, e em Rovina (2009), que se referiu ao caso do SAC, somente foi considerada a hipótese de equivalência financeira ao final do prazo do financiamento. O que, como observado em De-Losso, Santos e Cavalcante Filho (2020), conflita com o que prescreve a Lei 4.380/64. Segundo a qual, a data de equivalência financeira entre o valor do financiamento, aqui denominada de data ou ponto focal, e o da sequência de prestações, deve ser a de concessão do débito. O objetivo do presente artigo é o de, contemplando as duas datas focais mais usuais, respectivamente a do início do prazo do financiamento e a do final do prazo, estender aos casos do SAC e do SACRE, a análise apresentada em de Faro e Lachtermacher (2022), para o caso do SPC.

Date: 2023-04
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0ce21ae0-0d3 ... 9bf90adf286/download (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fgv:epgewp:836

Access Statistics for this paper

More papers in FGV EPGE Economics Working Papers (Ensaios Economicos da EPGE) from EPGE Brazilian School of Economics and Finance - FGV EPGE (Brazil) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Núcleo de Computação da FGV EPGE ().

 
Page updated 2025-03-30
Handle: RePEc:fgv:epgewp:836