EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Metas de Inflação: uma avaliação do caso brasileiro

Marcelo Curado () and José Luís Oreiro ()

No 18, Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics

Abstract: O presente artigo tem por objetivo fazer uma avaliação critica do regime de metas de inflação no Brasil. Para tanto, iremos inicialmente discutir o comportamento das principais variáveis macroeconômicas no período de vigência do regime de metas, sobretudo os resultados obtidos em termos de inflação, do crescimento do produto e das interações entre a política monetária e a política fiscal. A analise do comportamento dessas variáveis aponta claramente para o fato de que o regime de metas de inflação, embora tenha sido relativamente eficiente no que se refere à obtenção da estabilidade de preços, não foi capaz de obter a estabilidade macroeconômica, tendo em vista o pífio desempenho da economia brasileira no que diz respeito ao crescimento do PIB e o comportamento da divida publica como proporção do produto real. Na seqüência argumentamos que os problemas do regime de metas de inflação no Brasil devem-se a existência de uma estrutura de governança da política monetária que é inadequada para o funcionamento satisfatório do regime de metas inflacionárias. Dessa forma, sugerimos algumas mudanças nessa estrutura, as quais poderão melhorar significativamente a performance da economia brasileira em termos de crescimento e criação de empregos.

Keywords: Política Monetária; Taxa de Juros e Estabilidade Macroeconômica (search for similar items in EconPapers)
Pages: 25 pages
Date: 2005
Note: Creation Date corresponds to the year in which the paper was published on the Department of Economics website. The paper may have been written a small number of months before its publication date.
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/textos_disc ... no_2005_texto_14.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fup:wpaper:0018

Access Statistics for this paper

More papers in Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Luciano Nakabashi ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2022-09-21
Handle: RePEc:fup:wpaper:0018