EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

O Regime de Metas de Inflação e a Governança da Política Monetária no Brasil: Análise e proposta de mudança

José Luís Oreiro (), Breno Lemos () and Rodrigo Padilha ()

No 19, Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics

Abstract: Neste artigo apresentamos inicialmente uma discussão sobre a teoria e a experiência brasileira e internacional do sistema de metas de inflação. A partir dessa discussão é feita uma avaliação crítica da atual estrutura de governança da política monetária brasileira, com base na qual se constata que a referida estrutura de governança é inadequada para o funcionamento do sistema de metas de inflação. Isso porque (i) não há uma clara separação entre a autoridade responsável pela fixação das metas da política monetária e a autoridade responsável pela obtenção das mesmas; (ii) as metas de inflação não refletem adequadamente as “preferências sociais” no que se refere ao “grau de aversão à inflação” e o grau de aversão social ao trade-off entre inflação e desemprego; e (iii) a fixação da taxa de juros pelo COPOM é feita com base em expectativas inflacionárias de agentes que não tem poder efetivo de fixação de preços. Nesse contexto, apresentamos uma proposta de mudança da estrutura de governança da política monetária brasileira a qual, sem comprometer a autonomia operacional do Banco Central, pode contribuir para eliminar o “problema dos juros” no Brasil.

Pages: 20 pages
Date: 2005
Note: Creation Date corresponds to the year in which the paper was published on the Department of Economics website. The paper may have been written a small number of months before its publication date.
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/textos_disc ... no_2005_texto_15.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fup:wpaper:0019

Access Statistics for this paper

More papers in Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Luciano Nakabashi ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2022-09-21
Handle: RePEc:fup:wpaper:0019