EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Política Fiscal, Crescimento e Distribuição de Renda e Regimes de Endividamento Público: Uma abordagem pós-keynesiana

José Luís Oreiro () and João Pereima Neto ()
Additional contact information
João Pereima Neto: Unibrasil

No 32, Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics

Abstract: Este artigo tem por objetivo avaliar o impacto de longo-prazo de mudanças na política fiscal e na distribuição funcional da renda sobre o grau de utilização da capacidade produtiva num contexto em que o endividamento público é elevado, de tal forma que o prêmio de risco pago pelo governo aos capitalistas/rentistas é uma função crescente do grau de endividamento do setor público. Para tanto, apresenta-se um modelo macrodinâmico de inspiração pós-keynesiana no qual (i) os capitalistas obtêm renda tanto na forma de lucros obtidos a partir da utilização produtiva do estoque de capital existente, como na forma de juros derivados da aquisição de títulos do governo; e (ii) a taxa de retorno (requerida) dos títulos do governo é uma função crescente do grau de endividamento do setor público. Nesse contexto demonstra-se que o multiplicador fiscal de longoprazo pode ser maior do que o multiplicador fiscal de curto-prazo, para uma certa constelação de parâmetros do modelo; bem como se demonstra que o efeito de uma mudança na distribuição de renda sobre o grau de utilização da capacidade produtiva (e o ritmo de acumulação de capital) depende do regime de endividamento no qual a economia esteja operando. Se a economia estiver operando num regime de elevado endividamento do setor público; então um aumento da participação dos lucros na renda poderá resultar num aumento do grau de utilização da capacidade produtiva, caracterizando assim um regime de acumulação do tipo profit-led.

Keywords: Utilização da Capacidade; Distribuição de Renda e Política Fiscal (search for similar items in EconPapers)
Pages: 25 pages
Date: 2006
Note: Creation Date corresponds to the year in which the paper was published on the Department of Economics website. The paper may have been written a small number of months before its publication date.
References: Add references at CitEc
Citations: View citations in EconPapers (1) Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/textos_disc ... no_2006_texto_01.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fup:wpaper:0032

Access Statistics for this paper

More papers in Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Luciano Nakabashi ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2022-09-21
Handle: RePEc:fup:wpaper:0032