EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Uma Análise da Dinâmica da Taxa de Lucro, da Taxa de Juros e do Grau de Utilização da Capacidade Produtiva a partir de um Modelo Macrodinâmico Pós-keynesiano

Luciano Carvalho () and José Luís Oreiro ()

No 33, Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics

Abstract: O objetivo do presente artigo é analisar as trajetórias dinâmicas de uma série de macrovariáveis – em particular, a taxa de lucro, a taxa de juros e o grau de utilização da capacidade produtiva – face à mudanças exógenas do ritmo de progresso tecnológico e da propensão a poupar dos capitalistas com base num modelo macro-dinâmico pós-keynesiano que integre o lado real e monetário da economia. A característica fundamental do modelo macro-dinâmico aqui apresentado é a forma pela qual a endogenia da oferta de moeda é estabelecida. Supõe-se que sempre que ocorre alguma inovação tecnológica as firmas demandam crédito ao setor bancário e, em decorrência disso, a taxa de juros cobrada pelos bancos tende a subir. Caracterizando assim uma endogeneidade parcial da oferta de moeda. O exercício de simulação computacional permitiu averiguar o grau de aderência do modelo à dinâmica de uma economia real. A simulação realizada mostrou, dentre outros resultados, que: (i) a taxa de lucro é significativamente elástica com relação a um choque tecnológico positivo, ao passo que a taxa de juros e o grau de utilização da capacidade são pouco sensíveis a esse tipo de choque; e (ii) a confirmação do paradoxo na frugalidade, segundo o qual o aumento da propensão a poupar dos capitalistas acaba por reduzir o nível da poupança agregada, a taxa de lucro e o grau de utilização da capacidade produtiva. Além disso, observou-se que a dinâmica das macrovariáveis em estudo foi extremamente sensível com relação à propensão a poupar dos capitalistas.

Keywords: Dinâmica Macroeconômica; Teoria Pós-keynesiana; Simulação Computacional (search for similar items in EconPapers)
Pages: 25 pages
Date: 2006
Note: Creation Date corresponds to the year in which the paper was published on the Department of Economics website. The paper may have been written a small number of months before its publication date.
References: View references in EconPapers View complete reference list from CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/textos_disc ... no_2006_texto_02.pdf (application/pdf)

Related works:
Working Paper: Uma Análise da Dinâmica da Taxa de Lucro, da Taxa de Juros e do Grau de Utilização da Capacidade Produtiva a partir de um Modelo Macrodinâmico Pós-keynesiano (2006) Downloads
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fup:wpaper:0033

Access Statistics for this paper

More papers in Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Luciano Nakabashi ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2022-09-21
Handle: RePEc:fup:wpaper:0033