EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

EQUILÍBRIO COM PLENO EMPREGO E EQUILÍBRIO COM DESEMPREGO EM UM CONTEXTO DE PREÇOS E SALÁRIOS FLEXÍVEIS: o debate entre Keynes e os (neo) clássicos

Fabricio Missio () and José Luís Oreiro ()

No 36, Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics

Abstract: O presente trabalho tem por objetivo retomar o debate entre Keynes e os (neo) clássicos sobre os determinantes da posição de equilíbrio de longo prazo da economia. Como mostrou Keynes na Teoria Geral, com base no principio da demanda efetiva, não existem forças endógenas capazes de gerar e manter a plena ocupação dos fatores sendo, portanto, o equilíbrio com capacidade ociosa (abaixo do pleno emprego) - de fato - a condição normal da economia capitalista. A reação do pensamento convencional, naquilo que ficou conhecido como síntese neoclássica, buscou demonstrar que as proposições fundamentais da economia clássica ainda poderiam ser recuperadas por intermédio de uma estrutura analítica Walrasiana. Mais especificamente, o que estes autores buscaram mostrar é que o modelo proposto pela macroeconomia keynesiana era válido somente no curto prazo, onde as flutuações econômicas eram explicadas, principalmente, pela rigidez de preços e de salários. Essa conclusão baseia-se principalmente sobre a hipótese da atuação do efeito riqueza real (efeito Pigou). Entretanto, esta hipótese é altamente contestável, uma vez que a deflação dos salários nominais também gera efeitos recessivos na economia, os quais, se suficientemente forte, podem neutralizar e até mesmo reverter o efeito riqueza real.

Keywords: Equilíbrio; Flexibilidade e Desemprego Involuntário (search for similar items in EconPapers)
Pages: 26 pages
Date: 2006
Note: Creation Date corresponds to the year in which the paper was published on the Department of Economics website. The paper may have been written a small number of months before its publication date.
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/textos_disc ... no_2006_texto_05.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fup:wpaper:0036

Access Statistics for this paper

More papers in Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Luciano Nakabashi ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2022-09-21
Handle: RePEc:fup:wpaper:0036