EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

ACUMULAÇÃO DE CAPITAL, ABERTURA ECONÔMICA E POUPANÇA EXTERNA: UM MODELO MACROECONÔMICO PÓS-KEYNESIANO COM CÂMBIO FLEXÍVEL E MOBILIDADE DE CAPITAIS

Flávio Basilio () and José Luís Oreiro ()

No 44, Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics

Abstract: Muito se discute sobre qual seria a melhor maneira de se promover o crescimento autosustentado das economias capitalistas, de como ficar menos suscetível a choques exógenos, bem como analisar os determinantes do crescimento econômico. Dentro deste contexto, este trabalho tem como principal objetivo apresentar um modelo macroeconômico no qual: (i) A economia opera com regime de câmbio flutuante; (ii) As firmas operam no regime de oligopólio e o ajuste entre poupança e investimento é feito através de variações no grau de utilização da capacidade produtiva; (iii) A distribuição da renda entre salários e lucros é determinada pela política de formação de preços das firmas, ou seja, pelas suas decisões a respeito do nível da taxa de mark-up sobre os custos diretos de produção; (iv) O modelo traz a possibilidade dos capitalistas se financiarem por intermédio do endividamento externo via emissão privada de títulos. Na seqüência, analisa-se a sensibilidade da economia frente a choques exógenos como, por exemplo, variações nas taxas de juros doméstica e internacional, aumento do endividamento externo como proporção do estoque de capital, e alterações na participação dos lucros na renda. Por fim, discute-se a tese de crescimento com poupança externa, segundo a qual, países que não possuem poupança doméstica capaz de financiar o investimento necessário para impulsionar o crescimento econômico, deveriam recorrer à poupança externa como forma de financiar o seu desenvolvimento. Neste sentido, será demonstrada a incapacidade desta poupança em acelerar o crescimento das economias em desenvolvimento. Assim, os modelos de crescimento Keynesianos são colocados na agenda de discussão como uma forma alternativa de se entender os mecanismos de crescimento sustentado das economias capitalistas.

Keywords: crescimento endógeno; poupança externa; câmbio flexível (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: E12 F41 F43 O11 (search for similar items in EconPapers)
Pages: 19 pages
Date: 2006
Note: Creation Date corresponds to the year in which the paper was published on the Department of Economics website. The paper may have been written a small number of months before its publication date.
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/textos_disc ... no_2006_texto_12.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fup:wpaper:0044

Access Statistics for this paper

More papers in Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Luciano Nakabashi ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2022-12-05
Handle: RePEc:fup:wpaper:0044