Um modelo macrodinâmico pós-keynesiano de simulação para uma economia aberta
Marcelo Passos () and
José Luís Oreiro
Authors registered in the RePEc Author Service: Guilherme Jonas Costa Da Silva ()
No 69, Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar um modelo macrodinâmico pós-keynesiano de simulação para uma economia aberta com câmbio flutuante e mobilidade imperfeita de capitais. Após a apresentação da estrutura básica do modelo, procede-se a simulação computacional do mesmo, a partir da qual são inferidas as trajetórias dinâmicas das variáveis endógenas. As trajetórias simuladas replicam alguns traços gais da dinâmica capitalista, em particular a ocorrência de crescimento cíclico, ou seja, flutuações de caráter irregular da taxa de crescimento do produto real. No que se refere à macrodinâmica externa do modelo aberto, a interação dinâmica entre o câmbio real e o saldo comercial no longo prazo permite supor que, em períodos nos quais há apreciação da taxa de câmbio real, o saldo comercial além de cair apresenta sua volatilidade reduzida. Um outro resultado importante obtido a partir do modelo aqui apresentado é a existência de uma tendência de longo-prazo para o aumento do grau de financeirização da riqueza, ou seja, um aumento da participação da riqueza financeira na riqueza total dos capitalistas dessa economia.
Keywords: Macroeconomia Aberta; Economia Computacional; Modelos de Simulação; Economia Pós-Keynesiana (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: E12 E37 F43 (search for similar items in EconPapers)
Pages: 21 pages
Date: 2007
Note: Creation Date corresponds to the year in which the paper was published on the Department of Economics website. The paper may have been written a small number of months before its publication date.
References: Add references at CitEc
Citations: View citations in EconPapers (1)
Downloads: (external link)
http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/textos_disc ... no_2007_texto_17.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fup:wpaper:0069
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Luciano Nakabashi ( this e-mail address is bad, please contact ).