EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Produtividade total dos fatores e acumulação de capital no Brasil

Roberto Ellery ()

No 118, Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics

Abstract: Este trabalho tem como objetivo avaliar o papel da produtividade total dos fatores (PTF) na determinação do produto e do investimento no Brasil. Parte significativa da discussão sobre o papel da PTF na determinação do produto é feita por meio de exercícios de contabilidade do crescimento, apesar de oferecer informações importantes esta técnica não permite avaliar o quanto do ganho de produtividade pode ser advindo do acumulo de capital e o quanto do aumento no estoque de capital pode ser devido ao aumento da produtividade. Para avaliar o papel da produtividade na determinação do capital são feitas simulações do modelo básico de crescimento, calibrado para reproduzir a economia brasileira, porém com diferentes hipóteses comportamento para a evolução da PTF. Resultados preliminares mostram que parte da acumulação de capital pode ser explicada pela PTF, desta forma políticas que visem aumentar a produtividade podem, além do efeito direto sobre o crescimento, elevar o investimento causando um impacto final maior do que o suposto nos exercícios de contabilidade do crescimento.

Pages: 17 pages
Date: 2011
Note: Creation Date corresponds to the year in which the paper was published on the Department of Economics website. The paper may have been written a small number of months before its publication date.
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/textos_disc ... no_2011_texto_08.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fup:wpaper:0118

Access Statistics for this paper

More papers in Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Luciano Nakabashi ( this e-mail address is bad, please contact ).

 
Page updated 2023-01-07
Handle: RePEc:fup:wpaper:0118