As Ações Portuguesas Seguem um Random Walk? Implicações para a Eficiência de Mercado e para a Definição de Estratégias de Transação
Ana Rita Gonzaga and
Helder Sebastião
Additional contact information
Ana Rita Gonzaga: Master in Economics, Faculty of Economics University of Coimbra
No 2012-02, GEMF Working Papers from GEMF, Faculty of Economics, University of Coimbra
Abstract:
No presente trabalho são testadas as hipóteses de random walk e de eficiência informacional aplicadas ao mercado acionista português, considerando dezasseis ações e o índice PSI-20, durante o período de 1987-2010.Os vários testes de random walk obtiveram resultados mistos, todavia a não rejeição desta hipótese para a maioria das ações e para o índice PSI-20 nos últimos três anos da amostra (2008-2010) parece indicar a existência de uma tendência no sentido duma maior maturidade e eficiência informacional do mercado português. A aplicação de várias estratégias de transação baseadas em médias móveis, channel rules e filter rules, apesar de apresentarem uma elevada sensibilidade aos parâmetros, permitiram, de uma maneira geral, a obtenção de rentabilidades substancialmente superiores à estratégia simples buy-and-hold, mesmo após a consideração de custos de transação tanto para os investidores institucionais como para os investidores “fora-de-bolsa”. Estes resultados positivos são sobretudo relevantes para as ações da Martifer, Sonae, Sonae Indústria e Zon, precisamente aquelas onde foi rejeitada de forma categórica a hipótese de random walk. Em suma, apesar da crescente eficiência informacional, ao que muito provavelmente não está alheio a redução dos custos de transação, a maior maturidade dos investidores nacionais e a maior exposição internacional, o que decerto para muito contribuiu a integração na EURONEXT, ainda parece subsistir algum espaço para a exploração de estratégias de transação baseadas na análise técnica, sobretudo perante contextos de depressão de mercado.
Keywords: Random Walk; Eficiência Informacional; Análise Técnica; Médias Móveis; Channel Rules; Filter Rules; Euronext Lisboa. (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: G11 G14 G15 (search for similar items in EconPapers)
Pages: 41 pages
Date: 2012-01
References: View references in EconPapers View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://repec.uc.pt/gmf/wpaper/wpgemf/gemf_2012-02.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:gmf:wpaper:2012-02
Access Statistics for this paper
More papers in GEMF Working Papers from GEMF, Faculty of Economics, University of Coimbra Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Sofia Antunes ().