EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Propriedade intelectual e mecanismos de apropriabilidade em redes locais: um estudo de caso sobre o APL de móveis da região metropolitana de Fortaleza

Lorena Bezerra de Souza Matos (), Marísia Monte, Diego de Queiroz Machado and Ana Silvia Rocha Ipiranga
Additional contact information
Lorena Bezerra de Souza Matos: UECE - Universidade Estadual do Ceará [Brasil] = State University of Ceará [Brazil]

Post-Print from HAL

Abstract: Propriedade intelectual e mecanismos de apropriabilidade em redes locais: um estudo de caso sobre o APL de móveis da região metropolitana de Fortaleza Resumo A inovação não se restringe a Pesquisa & Desenvolvimento, antes abrange políticas públicas (Governo) e investimentos (setor empresarial), como explicado na Teoria da "Hélice Tríplice". A promoção da inovação em empresas, especialmente as de micro e pequeno porte, em configurações como arranjos produtivos locais-APLs vem ganhando relevância nos últimos anos, apresentando peculiaridades que requerem pesquisas específicas. Assim, em países que se direcionam para o desenvolvimento, como o Brasil, a gestão eficiente de instrumentos de apoio à inovação, em particular a propriedade intelectual, é de suma importância para a promoção da inovação localizada, ao proporcionar a negociação e transferência de tecnologia. No setor moveleiro, as carências neste sentido são fortemente percebidas, prejudicando a construção de modelos de negócio eficientes. Nesse sentido, este trabalho busca abordar os mecanismos de apropriabilidade da indústria de móveis, tomando como universo de pesquisa a Associação dos Moveleiros de Fortaleza (AMFOR), APL de Móveis da Região Metropolitana de Fortaleza. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória, qualitativa, compreendendo pesquisas bibliográfica, documental e entrevistas. Os dados obtidos atentam que, não obstante a AMFOR seja uma rede estruturada, a falta de mecanismos institucionais efetivos que promovam a mobilização e a sensibilização das empresas para a importância estratégica de uma cultura de propriedade intelectual compromete o fortalecimento e o potencial competitivo das empresas do arranjo.

Keywords: Inovação tecnológica; Arranjos Produtivos Locais; Propriedade intelectual (search for similar items in EconPapers)
Date: 2012-10-12
Note: View the original document on HAL open archive server: https://hal.science/hal-03088814
References: Add references at CitEc
Citations:

Published in III Congresso Internacional de Gestión Tecnológica e Innovación - COGESTEC, Oct 2012, Medellin, Colombia

Downloads: (external link)
https://hal.science/hal-03088814/document (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:hal:journl:hal-03088814

Access Statistics for this paper

More papers in Post-Print from HAL
Bibliographic data for series maintained by CCSD ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:hal:journl:hal-03088814