As contribuições post keynesianas sobre as expectativas numa economia monetária
Mario Gomez Olivares
No 2001/13, Working Papers Department of Economics from ISEG - Lisbon School of Economics and Management, Department of Economics, Universidade de Lisboa
Abstract:
Neste artigo propomo-nos estudar as contribuições que um conjunto de autores da corrente post keynesiana tem feito para esclarecer o sentido e o significado da noção de expectativa seja no quadro teórico como também no quadro político. A influência das expectativas, a tomada de decisões em situação de incerteza e de ignorância são uma contribuição específica de J.M.Keynes, que encontrem um lugar central na Teoria Geral, sem a qual a teoria da procura efectiva e as leis psicológicas fundamentais não adquirem a dimensão de estrutura fundamental da nova teoria. Keynes argumentava frequentemente de forma extrema quando pretendia enfatizar um determinado problema, mas pensava que o sistema capitalista era instável porque a teoria económica que sustentava a política económica era incapaz de conduzir à acção correcta e desejada. Em consequência, podemos dizer que estes autores não apenas pretendem interpretar Keynes, como procuram traçar uma via de modelização em que a metodologia de Keynes adquire todo o seu significado. Keynes propun-ha-se analisar uma economia monetária, onde não existe previsão perfeita nem certeza, em que o futuro não é conhe-cido, nem existe probabilidade matemática que permita prog-nosticar a existência de mercados com preços futuros. A corrente que Shackle, Kregel e outros representam tem a virtude de ter recolocado no lugar certo a importância das expectativas. O artigo divide-se em duas partes. Na primeira examinamos a contribuição de Shackle para a interpretação do significado das expectativas num quadro de incerteza, complementada com as observações de Kregel sobre o papel da incerteza na política económica. Numa segunda parte consideramos as contribuições de Davidson para o significado dos motivos de procura de moeda num quadro de incerteza, complementado com as apreciações de Minsky sobre a volatibilidade das expectativas num quadro de instabilidade financeira.
Keywords: Teoria monetária; Incerteza; Expectativas; Estabilidade Económica; Investimento; Procura Efectiva. (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: B21 B22 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2001
New Economics Papers: this item is included in nep-hpe
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://depeco.iseg.ulisboa.pt/wp/wp132001.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ise:isegwp:wp132001
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers Department of Economics from ISEG - Lisbon School of Economics and Management, Department of Economics, Universidade de Lisboa Department of Economics, ISEG - Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa, Rua do Quelhas 6, 1200-781 LISBON, PORTUGAL.
Bibliographic data for series maintained by Vitor Escaria ().