SHOPPING CENTERS COM CARACTERÍSTICAS POPULARES: UMA TENDÊNCIA QUE PASSA A TER DESTAQUE EM ÁREAS DE GRANDE DENSIDADE POPULACIONAL DE MENOR RENDA
Maria Luiza Fava Grassiotto and
Junker de Assis Grassiotto
LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)
Abstract:
Projetos de shopping centers (SCs) têm se tornado cada vez mais complexos e especializados, em função do padrão de vida mais elevado, dos avanços sociais e tecnológicos, aliados à maior capacidade de gerenciamento do sistema administrativo e de distribuição de bens. A tipologia do edifício SC evolui nas mais variadas direções, padrões tradicionais mesclam-se a outros, fazendo surgir novas formas. Este texto apresenta primeiramente uma classificação das tipologias tradicionais de SCs e sua evolução. Aborda a seguir uma tendência que passa a ter destaque: a implantação de empreendimentos com características populares, surgidos em decorrência da realidade nacional. Com base na literatura existente, mas principalmente a partir de pesquisa de campo, comentam-se alguns aspectos a serem considerados no planejamento e projeto de shoppings com esse formato, próprios para implantação em regiões de grande densidade populacional. Dois casos são analisados: Armazém da Moda; e Planet Shopping; ambos em Londrina, cidade média do Norte do Paraná, com 500.000 habitantes. Ao final, apresentam-se subsídios para concepção de SCs com características populares, opção de negócio para os atores envolvidos.
Keywords: commercial sub center; Community Center; neighborhood shopping center; popular shopping; shopping center; shopping de comunidade; shopping de vizinhança; shopping popular; subcentro comercial (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2009-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares2009-159-344-1-dr (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2009_159-344-1-DR.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares2009_159-344-1-dr
Access Statistics for this paper
More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().