Licenciamento Ambiental e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, análise de custos e riscos de Empreendimentos de Pequenas Centrais Hidrelétricas no Brasil
Heliana Lombardi Artigiani and
Cláudio Tavares de Alencar
LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)
Abstract:
As usinas hidrelétricas representam 85% da capacidade instalada do sistema interligado brasileiro. Os 15% restantes correspondem a plantas termelétricas e estima-se que em 2015, as UHEs serão responsáveis por aproximadamente 75% da eletricidade no Brasil. Porém para projetos de infra-estrutura e geração de energia o impacto ambiental é um aspecto que preocupa a muitos, o que acarreta em processos para a mitigação desses impactos e estudos que comprovem as sua aplicação. O Processo de licenciamento ambiental de projetos hidrelétricos no Brasil é considerado como um grande obstáculo para que a expansão da capacidade de geração de energia elétrica ocorra de forma previsível e dentro de prazos razoáveis, pois é bastante burocrático e oneroso. Por outro lado, o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo tem como objetivo facilitar a viabilização de projetos de geração de energia através da inserção de créditos de carbono, porém o MDL visa a redução das emissões de gases de efeito estufa e de alguma forma a minimização dos impactos ambientais causados pelo projeto, e para se ter direito ao crédito é necessário que o projeto passe por outro processo dividido por várias fases de aprovação, a fim de comprovar a redução e a mitigação dos impactos. Os dois processos demandam custo e tempo até a aprovação e validação do projeto. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é identificar a relação de custo e tempo necessários para o licenciamento de projetos de PCH hoje no Brasil que são capazes de gerar créditos de carbono, e fazer uma análise de risco decorrentes dos atrasos nos processos de licenciamento ambiental e MDL dentro de um empreendimento.
Keywords: créditos de carbono; custos; licenciamento ambiental; mecanismo de desenvolvimento limpo; pequenas centrais hidrelétricas (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2009-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares2009-195-341-1-rv (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2009_195-341-1-RV.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares2009_195-341-1-rv
Access Statistics for this paper
More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().