Áreas de Intervenção Urbana em Vancouver como referência para o aperfeiçoamento deste instrumento urbanístico em São Paulo, Brasil
Alfredo Mario Savelli and
Roberto Righi
LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)
Abstract:
Há hoje em São Paulo a aplicação de instrumentos de parceria público-privada na dinamização e controle da urbanização, porém com pouco fundamento. O propósito da pesquisa é apresentá-lo. Vancouver surge como possível parte da resposta. Vancouver representa hoje, no Canadá, uma das referências de qualidade urbanística, situação alcançada pela criteriosa flexibilização do uso e ocupação do solo. Após a “Expo 86 World’s Fair” bairros centrais atraíram de volta população, que antes priorizava os subúrbios. O método de investigação empregado envolve a análise bibliográfica e viagens a Vancouver, com entrevistas, visitas e avaliações. Os princípios urbanos identificados são diversificados, flexíveis e integrados, como: misturas de usos, equipamentos públicos, padrões de renda, utilização do domínio público, implantação de parques, redução do uso do transporte individual. Como resultado obtido, há a memória das principais experiências realizadas em Vancouver, com descrição dos instrumentos financeiros e urbanísticos empregados. Assim, na Downtown Vancouver implantou-se “Comprehensive Development Districts” aplicando “Development Cost Levies” em áreas de intervenção urbana no entorno do Central Business District. No Downtown South, o excesso de espaço construído para escritório foi convertido em uso residencial, constituindo o programa “Living First”. No False Creek, onde se localizava o terminal da Canadian National Railway, ao sul do Central Business District, foram removidas indústrias e serrarias, com a implantação dos bairros Granville Slopes, Concord Pacific Place e City Gate. No Coal Harbour, onde se situava o terminal da Canadian Pacific Railway, a norte do Central Business District, foram implantados os bairros Marathon Lands, Triangle West e Bay Shore. A conclusão é que São Paulo pode ao aplicar, com o “Plano Diretor Estratégico” e o “Plano Estratégico das Regionais”, os instrumentos de intervenção urbana estabelecidos em “O Estatuto da Cidade”, ter Vancouver como referência, objetivando os melhores resultados financeiros e urbanísticos.
Keywords: Aplicação em São Paulo; áreas de intervenção urbana; exemplo notável; flexibility in land use and occupation; flexibilização no Uso e Ocupação do Solo; Implementation in Sao Paulo; remarkable example; Urban areas of intervention; Vancouver (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2009-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares2009-246-240-1-rv (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2009_246-240-1-RV.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares2009_246-240-1-rv
Access Statistics for this paper
More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().