EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Áreas de Intervenção Urbana em Vancouver como referência para o aperfeiçoamento deste instrumento urbanístico em São Paulo, Brasil

Alfredo Mario Savelli and Roberto Righi

LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)

Abstract: Há hoje em São Paulo a aplicação de instrumentos de parceria público-privada na dinamização e controle da urbanização, porém com pouco fundamento. O propósito da pesquisa é apresentá-lo. Vancouver surge como possível parte da resposta. Vancouver representa hoje, no Canadá, uma das referências de qualidade urbanística, situação alcançada pela criteriosa flexibilização do uso e ocupação do solo. Após a “Expo 86 World’s Fair” bairros centrais atraíram de volta população, que antes priorizava os subúrbios. O método de investigação empregado envolve a análise bibliográfica e viagens a Vancouver, com entrevistas, visitas e avaliações. Os princípios urbanos identificados são diversificados, flexíveis e integrados, como: misturas de usos, equipamentos públicos, padrões de renda, utilização do domínio público, implantação de parques, redução do uso do transporte individual. Como resultado obtido, há a memória das principais experiências realizadas em Vancouver, com descrição dos instrumentos financeiros e urbanísticos empregados. Assim, na Downtown Vancouver implantou-se “Comprehensive Development Districts” aplicando “Development Cost Levies” em áreas de intervenção urbana no entorno do Central Business District. No Downtown South, o excesso de espaço construído para escritório foi convertido em uso residencial, constituindo o programa “Living First”. No False Creek, onde se localizava o terminal da Canadian National Railway, ao sul do Central Business District, foram removidas indústrias e serrarias, com a implantação dos bairros Granville Slopes, Concord Pacific Place e City Gate. No Coal Harbour, onde se situava o terminal da Canadian Pacific Railway, a norte do Central Business District, foram implantados os bairros Marathon Lands, Triangle West e Bay Shore. A conclusão é que São Paulo pode ao aplicar, com o “Plano Diretor Estratégico” e o “Plano Estratégico das Regionais”, os instrumentos de intervenção urbana estabelecidos em “O Estatuto da Cidade”, ter Vancouver como referência, objetivando os melhores resultados financeiros e urbanísticos.

Keywords: Aplicação em São Paulo; áreas de intervenção urbana; exemplo notável; flexibility in land use and occupation; flexibilização no Uso e Ocupação do Solo; Implementation in Sao Paulo; remarkable example; Urban areas of intervention; Vancouver (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2009-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares2009-246-240-1-rv (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2009_246-240-1-RV.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares2009_246-240-1-rv

Access Statistics for this paper

More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().

 
Page updated 2025-04-10
Handle: RePEc:lre:wpaper:lares2009_246-240-1-rv