A produção imobiliária e a estruturação do espaço intra-urbano na cidade de São Paulo: o caso da Operação Urbana Faria Lima 1995-2005
Eduardo Della Manna
LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)
Abstract:
Compreender o comportamento e a lógica da produção imobiliária é um dos papéis fundamentais do planejamento urbano, ao pretender intervir, de alguma forma, no mercado imobiliário a fim de equilibrá- lo, evitando que sua livre atuação leve a resultados urbanísticos indesejados. Nesse sentido, portanto, para o estabelecimento de formas eficazes de intervenção é absolutamente necessário conhecer como os atores diretamente envolvidos atuam e reagem às normas e leis que o regulamenta. Pretende contribuir para um melhor entendimento do processo de verticalização na cidade de São Paulo e para uma melhor compreensão da lógica territorial da produção imobiliária paulistana. Assim como outros pesquisadores - que também debruçaram-se em torno de questões relacionadas ao desenvolvimento intra-urbano da cidade ou tiveram como pano de fundo de seus trabalhos a produção imobiliária -, procura contribuir com a produção de um conhecimento que possa melhor subsidiar a concepção, a formulação e a prática do planejamento e da gestão urbana das cidades brasileiras.
Keywords: localização espacial; mercado imobiliário; operações urbanas; Planejamento Urbano; Produção imobiliária (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2007-10-01
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares-2007-t025-dellamanna (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2007_T025-DellaManna.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares_2007_t025-dellamanna
Access Statistics for this paper
More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().