EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

modelos de negócio de incorporação imobiliária: internet e o Bim como Vetores de Redução de Preço dos imóveis, Aumento de Rentabilidade dos Empreendimentos e Grandes transformações no mercado imobiliário

Luciano de Souza Abdalla

LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)

Abstract: Com o advento da tecnologia da informação e da internet, inúmeros mercados foram sacudidos pelo uso intensivo de novas tecnologias que geraram incontáveis inovações de valor, dando ensejo ao aparecimento de novos e disruptivos modelos de negócio. Entretanto, o mercado de incorporação imobiliária, embora ávido consumidor de tecnologia nas áreas de projeto, engenharia, construção e marketing, encontra-se ainda em um estágio pouco desenvolvido no que tange à aplicação da tecnologia na otimização e inovação dos processos existentes, e, consequentemente, dos modelos de negócio existentes. Esses novos e disruptivos modelos de negócio têm proporcionado enorme geração de riqueza, não somente para seus investidores e empreendedores, mas para todos os participantes do mercado, através de ganhos de produtividade e economias de escala sem precedentes, e aparentemente sem limites. No mercado de incorporação imobiliária não é diferente. Além dos incorporadores, há ganhos para os consumidores, através de melhores preços e produtos mais adequados às suas necessidades; para os proprietários de terrenos, através de maior liquidez para seus imóveis; para os investidores, através de maior retorno para seus investimentos; para os financiadores, através de maior volume e maior atratividade dos financiamentos; e, em última instância, para toda a sociedade. Este trabalho visa a identificar esses benefícios para a atividade de incorporação imobiliária, analisando-a pelas lentes das inovações de valor proporcionadas pela tecnologia, especialmente a internet e o BIM, para propor modelos de negócio alternativos, compará-los com os modelos atuais e avaliar os potenciais ganhos. Essa análise comparativa é feita através do estudo de viabilidade de um mesmo empreendimento realizado em cada um dos modelos, mantendo-se constante a margem líquida a valor presente nas simulações de cenários, e verificando-se os efeitos produzidos na operação, em termos de redução do preço dos imóveis e aumento do retorno sobre o investimento do incorporador.

Keywords: Building Information Modeling (BIM); business model innovation; business webs; incorporação imobiliária; inovação em modelos de negócio; multisided platforms; plataformas multilaterais; Real Estate Development; redes de negócios (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2015-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares-2015-1101-1353-1-rv (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2015_1101-1353-1-RV.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares_2015_1101-1353-1-rv

Access Statistics for this paper

More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().

 
Page updated 2025-04-10
Handle: RePEc:lre:wpaper:lares_2015_1101-1353-1-rv