Descentralização orçamental: questões de autonomia e responsabilização
Linda Veiga
No 17/2014, NIPE Working Papers from NIPE - Universidade do Minho
Abstract:
Durante as últimas décadas, vários países empreenderam reformas no sentido de descentralizar as atividades do Estado, atribuindo maior responsabilidade e autonomia aos governos locais e regionais. De 1995 a 2009, o peso das despesas realizadas por estes níveis de governo no total da despesa pública aumentou na generalidade dos países da União Europeia, em particular na Espanha, Dinamarca, Suécia, República Checa, Itália e Alemanha. A crise das dívidas soberanas vivida nos últimos anos e a necessidade de adotar medidas de austeridade levou a um retrocesso no processo de descentralização em diversos países. Verificou-se também um crescente interesse em estudar a descentralização orçamental e, em particular, se esta promove a disciplina orçamental.
Date: 2014
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.nipe.eeg.uminho.pt/Uploads/NIPE_WP_17_2014.pdf (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 404 Not Found (http://www.nipe.eeg.uminho.pt/Uploads/NIPE_WP_17_2014.pdf [301 Moved Permanently]--> https://nipe.eeg.uminho.pt/Uploads/NIPE_WP_17_2014.pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:nip:nipewp:17/2014
Ordering information: This working paper can be ordered from
Access Statistics for this paper
More papers in NIPE Working Papers from NIPE - Universidade do Minho Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais, Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, P-4710-057 Braga, Portugal. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by NIPE ().