EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Sobre a perda de ímpeto no processo de convergência da economia portuguesa: uma abordagem dogmática

Miguel de Freitas ()

No 8/2006, NIPE Working Papers from NIPE - Universidade do Minho

Abstract: Neste artigo, argumenta-se que a recente perda de ímpeto em matéria de convergência é consistente com a interpretação neo-clássica, segundo a qual os países crescerão tão mais devagar quanto mais próximos estiverem do seu equilíbrio de longo prazo. Com base num exercício simples de “contabilidade de níveis”,argumenta-se que o movimento de convergência iniciado na segunda metade do século passado terá sido essencialmente induzido por um aumento da produtividade total dos factores (TFP) nas décadas de 60 e 70. Os mesmos resultados sugerem também que, nas duas décadas seguintes, não se terão verificado novos movimentos de convergência em termos de produtividade total. Pelo contrário, a evidência apresentada sugere que o movimento de convergência registado das últimas duas décadas do século XX não foi mais do que a tradução do processo de ajustamento da economia ao impulso inicial na produtividade. O facto de não se ter verificado um novo impulso de convergência após a adesão à CEE constitui um puzzle e merece reflexão.

Date: 2006
References: View references in EconPapers View complete reference list from CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://www3.eeg.uminho.pt/economia/nipe/docs/2006/NIPE_WP_8_2006.PDF (application/pdf)

Related works:
Journal Article: Sobre a perda de ímpeto no processo de convergência da economia portuguesa: uma abordagem dogmática (2007) Downloads
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:nip:nipewp:8/2006

Ordering information: This working paper can be ordered from

Access Statistics for this paper

More papers in NIPE Working Papers from NIPE - Universidade do Minho Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais, Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, P-4710-057 Braga, Portugal. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by NIPE ().

 
Page updated 2020-10-24
Handle: RePEc:nip:nipewp:8/2006