Está na hora de Portugal sair da Zona Euro
Pedro Vieira
FEP Working Papers from Universidade do Porto, Faculdade de Economia do Porto
Abstract:
Foi prometido que Portugal, ao pertencer à Zona Euro, iria convergir rapidamente com os restantes países da UE e que teria taxas de juro muito baixas. No entanto, uma década de descontrolo económico levaram o país para uma situação de taxas de juro proibitivamente elevadas o que tem um efeito terrível na economia que se traduz em taxas de desemprego elevadíssimas e contracção violenta do PIB. Comparando com o regime de taxas de câmbios fixos, a evidência empírica diz que esta situação adversa persistirá no tempo pelo que é inevitável o abandono do Euro. Neste artigo apresento um roteiro para a reintrodução do Escudo que permitirá manter a liberdade de movimento de capitais, de pessoas e de bens e que terá um impacto económico menos negativo que mantermo-nos na Zona Euro. Para que a transição seja suave e não aconteça a bancarrota, Portugal precisa, num horizonte temporal de 30 anos, de garantias de 420 mil milhões de Euros. Seja qual for o caminho adoptado, antevejo que nos próximos 10 anos o nosso rendimento disponível vai diminuir em mais de 25% mas que, se sairmos da zona Euro, a recuperação será mais rápida e mais resistente às más decisões dos eleitores.
Keywords: Zona Monetária; Câmbios Fixos; Saída da Zona Euro; PIIGS (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: E42 E58 (search for similar items in EconPapers)
Pages: 14 pages
Date: 2011-09
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.fep.up.pt/investigacao/workingpapers/11.09.09_wp423.pdf (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 404 Not Found (http://www.fep.up.pt/investigacao/workingpapers/11.09.09_wp423.pdf [302 Found]--> https://fep.up.pt/investigacao/workingpapers/11.09.09_wp423.pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:por:fepwps:423
Access Statistics for this paper
More papers in FEP Working Papers from Universidade do Porto, Faculdade de Economia do Porto Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by ().