Determinantes do empreendedorismo académico na área das ciências da vida em Portugal
João Pedro Nogueira (jpnogueira@live.com.pt) and
Aurora Teixeira (ateixeira@fep.up.pt)
Additional contact information
João Pedro Nogueira: Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto
FEP Working Papers from Universidade do Porto, Faculdade de Economia do Porto
Abstract:
A comercialização da investigação feita pelas universidades e institutos de investigação públicos e privados é vista como elemento chave do empreendedorismo, justificando a busca por uma melhor compreensão do processo empreendedor dentro daquelas instituições. Apesar dos esforços desenvolvidos nas últimas décadas, persiste um grande desconhecimento a respeito de quem são os investigadores (docentes e não-docentes) com maior vocação para a investigação e comercialização do conhecimento. Focando um contexto relativamente inexplorado – a área das ciências da vida em Portugal continental – este estudo pretende acrescer evidência empírica sobre os antecedentes para o empreendedorismo académico. Os resultados baseados em 247 respostas de investigadores da área das ciências da vida evidenciaram que as diferentes dimensões do empreendedorismo consideradas (produção de patentes, realização de trabalhos de consultoria, formação de empresas start up e ‘Índice de actividade empreendedora’ global) têm uma expressão muito reduzida entre os inquiridos. Da análise descritiva e econométrica do ‘Índice de actividade empreendedora’, foi possível concluir que: 1) o empreendedorismo académico é um fenómeno ao alcance de todos, mas abraçado por muito poucos; e 2) o empreendedorismo académico alimenta-se das trocas de conhecimentos e de recursos entre as universidades e institutos de investigação e a sua envolvente sócio-económica. Assim, de forma a aumentar o empreendedorismo académico em Portugal é importante que sejam reforçados os mecanismos facilitadores das interacções entre universidades e tecido empresarial, promovendo o desenvolvimento de clusters empresariais com integração do mundo académico, que permitam transformar conhecimento em produtos e serviços do mercado.
Keywords: Empreendedorismo académico; Ciências da vida; Portugal (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: L26 O34 O52 (search for similar items in EconPapers)
Pages: 35 pages
Date: 2011-11
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.fep.up.pt/investigacao/workingpapers/11.11.21_wp440.pdf (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 404 Not Found (http://www.fep.up.pt/investigacao/workingpapers/11.11.21_wp440.pdf [302 Found]--> https://fep.up.pt/investigacao/workingpapers/11.11.21_wp440.pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:por:fepwps:440
Access Statistics for this paper
More papers in FEP Working Papers from Universidade do Porto, Faculdade de Economia do Porto Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by (wps@fep.up.pt).