CRESCIMENTO ECONÓMICO NAS REGIÕES EUROPEIAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE A PERSISTÊNCIA DAS DISPARIDADES REGIONAIS NO PERÍODO 1980-95
Sandra Silva () and
Mário Silva
FEP Working Papers from Universidade do Porto, Faculdade de Economia do Porto
Abstract:
Procura-se avaliar e contribuir para a explicação da evolução das disparidades regionais na União Europeia ao longo do período de 1980-95. Após constatarmos, por um lado, a elevada amplitude das assimetrias dos níveis regionais de desenvolvimento e, por outro, a inexistência de um processo significativo de convergência absoluta, testamos empiricamente duas explicações alternativas para a não-convergência. A primeira explora a possibilidade de existência de convergência condicionada, à luz de um quadro teórico onde as diferentes regiões europeias estariam a convergir para diferentes níveis de steady-state, sendo que consideramos como variáveis definidoras do nível regional de steady-state variáveis associadas a especificidades nacionais, a diferentes tipos de estrutura económica, à localização regional, a efeitos de aglomeração e à dotação regional em infraestruturas físicas. Os resultados por nós obtidos neste quadro de convergência condicional evidenciam que, mesmo assim, apenas se verificará convergência a um ritmo muito lento, tendo particular relevância factores específicos nacionais não captados pelos outros regressores utilizados. Em alternativa, a análise empírica suportada por um modelo de gap tecnológico permite concluir pela relevância da inovação e da difusão de tecnologia nos percursos regionais de crescimento da União Europeia. Em particular, os resultados sugerem que a difusão tecnológica favorece uma dinâmica de catching-up, na medida em que o seu contributo para o crescimento aumenta para grupos de regiões com menor nível inicial de desenvolvimento, enquanto que o esforço tecnológico próprio tem relevância para o crescimento das regiões ricas e intermédias mas, aparentemente, não explica as diferenças nos ritmos de crescimento das regiões europeias mais pobres.
Pages: 22 pages
Date: 2000
References: View references in EconPapers View complete reference list from CitEc
Citations: View citations in EconPapers (3)
Downloads: (external link)
http://www.fep.up.pt/investigacao/workingpapers/wp96.PDF (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 404 Not Found (http://www.fep.up.pt/investigacao/workingpapers/wp96.PDF [302 Found]--> https://fep.up.pt/investigacao/workingpapers/wp96.PDF)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:por:fepwps:96
Access Statistics for this paper
More papers in FEP Working Papers from Universidade do Porto, Faculdade de Economia do Porto Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by ().