EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Uma Proposta de Distribuição dos Royalties do Petróleo Introduzindo Critérios de Eficiência- Uma Abordagem DEA

Lauro Cesar Bezerra Nogueira and Francisco Sousa Ramos

No 18, Série Textos para Discussão (Working Papers) from Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGE, Universidade Federal da Paraíba

Abstract: A atual forma contratual de repasse dos recursos dos royalties do petróleo e gás não induz a uma gestão eficiente, devido à inexistência de mecanismos de incentivo. Visto que, os gestores municipais (prefeitos) possuem mais informações que a Agencia Nacional de Petróleo (ANP) e cidadãos, caracterizando-se, assim, um problema de assimetria de informação. O presente estudo tem como principal objetivo verificar a eficiência no uso destes recursos pelos municípios e propor soluções para possíveis ineficiências. Por se tratar de um problema de risco moral utilizou-se a Teoria do Principal Agente. O contrato proposto contém dois mecanismos de incentivo, sendo o primeiro baseado nos custos e o segundo no direcionamento dos gastos. O caso analisado foi o dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, entretanto, os resultados obtidos sugerem a adoção dos mecanismos propostos. Pois, somente, 4,5% dos municípios fluminenses se mostraram eficientes.

Date: 2013
References: Add references at CitEc
Citations Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://www.ccsa.ufpb.br/ppge/arquivos/ensaios/TD18_2013.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ppg:ppgewp:18

Access Statistics for this paper

More papers in Série Textos para Discussão (Working Papers) from Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGE, Universidade Federal da Paraíba Jardim Cidade Universitária, CEP - 58.059-900, João Pessoa - PB, Brazil. Contact information at EDIRC.
Series data maintained by Programa de Pós-Graduação em Economia ().

 
Page updated 2017-11-16
Handle: RePEc:ppg:ppgewp:18