Qual a importância da Auditoria Operacional nas PME Portuguesas?
The importance of the operational audit of Portuguese SMEs
Liliana Meira and
Joao Paulo Peixoto
MPRA Paper from University Library of Munich, Germany
Abstract:
Atualmente, as organizações enfrentam vários desafios, por exemplo, as suas transações organizacionais crescem em volume e complexidade e estão a viver em ambientes de negócios altamente regulamentados. Portanto, os mecanismos de controlo e monitorização são necessários para avaliar e validar todas as transações, de forma abrangente, para atender aos controlos e regulamentos. Contudo, o processo de auditoria tradicional ocorre principalmente após a conclusão das transações, uma vez que não é viável auditá-las a tempo. Assim, torna possível inibir o risco associado à sua execução. Para muitas organizações existe um conjunto de riscos significativos de erros e fraudes e estes não são detetados atempadamente, resultando num impacto bastante nefasto para as organizações. A atual crise financeira global e os sucessivos e conhecidos escândalos de algumas organizações, como Lehman Brothers, A-Tec, Madoff, Kaupthing Bank, WorldCom, Enron, Parmalat, e muitos outros, levaram a que exista uma forma de prever esses erros e fraudes. Assim, qualquer organização deve estar suficientemente preparada para sobreviver, independentemente do número de riscos a que está sujeito, mediante a implementação de um sistema adequado de Garantia Contínua, com o quadro legislativo e regulamentar aplicável. Esta garantia contínua poderá ser efetuada através da auditoria operacional. O presente artigo tem como objetivo a análise da importância da auditoria operacional das PME’s portuguesas. Através da aplicação de um questionário semiestruturado, e da análise de um caso prático, identificam-se o tipo de erros que podem ocorrer afetando de forma significativa as Demostrações Financeiras.
Keywords: auditoria operacional; custos; contabilidade; qualidade de informação; benefícios; economia; PME’s (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: M10 M13 M21 M40 M41 M42 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017-07-07
References: View references in EconPapers View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://mpra.ub.uni-muenchen.de/80113/1/MPRA_paper_80113.pdf original version (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:pra:mprapa:80113
Access Statistics for this paper
More papers in MPRA Paper from University Library of Munich, Germany Ludwigstraße 33, D-80539 Munich, Germany. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Joachim Winter ().