EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Impactos Socioeconômicos de Grandes Investimentos em Transportes no Estado do Pará

Eduardo Haddad (), Carlos Azzoni, Silvestre Puty Filho, Hélio Cardoso and Edson Domingues
Additional contact information
Eduardo Haddad: Departamento de Economia, Universidade de São Paulo

No 6-2011, TD NEREUS from Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo (NEREUS)

Abstract: O trabalho desenvolve e aplica metodologia para o cálculo dos impactos socioeconômicos de onze projetos de transportes identificados como necessários por várias instituições de transportes do Estado do Pará. Partindo-se da análise da oferta atual e da demanda atual por transporte, baseada em informações de matrizes de Origem/Destino de cargas rodoviárias e da rede de transportes do Estado, foram inicialmente calculados os impactos sobre o sistema de transporte (velocidade, custo operacional, custo para o usuário) dessas intervenções. Esses impactos alimentaram um modelo de equilíbrio geral computável interregional, que produziu 17 outros impactos (aumento de PIB, emprego e arrecadação de impostos – em termos agregados e por R$ investido, no Estado como um todo e em cada uma de suas regiões; melhoria na balança comercial estadual, no “custo Pará”, no custo de vida, poder aquisitivo e bem-estar dos paraenses; na concentração regional no Estado; na focalização espacial nos eixos Belém, Marabá e Santarém; na focalização setorial na indústria). Esse conjunto de informações coloca à disposição das autoridades de transportes um entendimento abrangente do papel de cada projeto, em diferentes dimensões. Evidentemente, os impactos nessas diferentes dimensões podem ser conflitantes, sendo que projetos excelentes em um indicador podem ter desempenho sofrível em outros. Para auxiliar na tomada de decisões, oferece-se um mecanismo para hierarquização das alternativas. Tal mecanismo permite que as autoridades manifestem a importância por elas atribuída a cada uma das dimensões por meio de um sistema de pesos, que leva automaticamente à definição de um ordenamento dos projetos compatível com a escala de preferências adotada.

Keywords: Impact assessment; Origin-destination survey; Transport economics; Brazil (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R10 (search for similar items in EconPapers)
Pages: 24 pages
Date: 2011
References: View references in EconPapers View complete reference list from CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.usp.br/nereus/wp-content/uploads/TDNereus_06_11.pdf Full text (application/pdf)
ris

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:nereus:2011_006

Access Statistics for this paper

More papers in TD NEREUS from Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo (NEREUS) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Eduardo Amaral Haddad ().

 
Page updated 2025-03-24
Handle: RePEc:ris:nereus:2011_006