Avaliação da Interdependência Produtiva, Estruturas de Consumo e de Renda entre São Paulo, Paraná e Restante do Brasil
Mariana Catharin Velludo () and
Vinícius Vale
Additional contact information
Mariana Catharin Velludo: NEDUR, UFPR
No 2-2020, TD NEDUR from Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional, Universidade Federal do Paraná
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo avaliar as relações de dependência entre as estruturas produtiva, de consumo e de renda do Paraná, São Paulo e Restante do Brasil e como essas relações afetam a distribuição interestadual e intraestadual da renda. Para tal, utiliza-se o modelo de Leontief-Miyazawa a partir de dados da matriz interestadual de insumo-produto do Brasil de 2011, bem como informações de consumo e rendimento das famílias da POF (2008/2009) e da PNAD (2009). Os resultados obtidos sugerem que existe um forte vazamento de renda do Paraná para as outras regiões do País, especialmente para São Paulo, o que pode contribuir para a intensificação das disparidades regionais. Esses vazamentos de renda ocorrem predominantemente nas famílias mais pobres, indicando que variações na demanda podem também aumentar a desigualdade de renda no Paraná. São Paulo, por sua vez, absorve a maior parte da renda gerada, entretanto, observa-se que o vazamento de renda do Estado para o Restante do Brasil também está relacionado com as famílias mais pobres. Por fim, os vazamentos inter-regionais constatados em relação as variações na renda das famílias foram similares aos vazamentos via variação nas demandas setoriais.
Keywords: Interdependência produtiva; Estruturas de renda e de consumo; Modelo de insumo-produto; Disparidades regionais; Distribuição de renda (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: C67 D57 O15 R12 R15 (search for similar items in EconPapers)
Pages: 34 pages
Date: 2020-07-20
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.nedur.ufpr.br/portal/wp-content/uploads ... dur-ufpr-02-2020.pdf Full text (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:tnedur:2020_002
Access Statistics for this paper
More papers in TD NEDUR from Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional, Universidade Federal do Paraná Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Vinicius Vale ().