A Gestão de Recursos Humanos: Suporte teórico, Evolução da Função e Modelos
Maria Manuel Serrano ()
No wp012010, Working Papers from SOCIUS, Research Centre in Economic and Organisational Sociology at the School of Economics and Management (ISEG) of the University of Lisbon
Abstract:
Este texto estrutura-se em quatro pontos. O primeiro ponto situa as origens teóricas da GRH nas teorias organizacionais e comportamentais e apresenta a perspectiva sociológica sobre esta função organizacional. No segundo ponto faz-se uma abordagem histórica da origem e evolução da função RH de modo a perceber de que forma esta função acompanhou a evolução do contexto ambiental das empresas e como, em diferentes momentos, respondeu às necessidades específicas das empresas. As designações atribuídas – Administração de Pessoal, Gestão de Pessoal, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Estratégica de Recursos Humanos – reflectem a importância crescente que a função foi assumindo nas organizações e a valorização progressiva dos indivíduos e das suas capacidades nas organizações. No ponto seguinte apresentam-se sumariamente algumas das especificidades do panorama português no domínio da GRH. Neste caso a ideia que vigora é a de que o país revela algum atraso, quer na introdução da função quer na adopção das suas concepções mais modernas. Ou seja, as empresas portuguesas revelam alguma propensão para aderir às inovações tecnológicas e pouca apetência para a inovação social e organizacional sendo que os estudos consultados sobre a realidade portuguesa apontam para a predominância de uma função RH de cariz essencialmente administrativo. Finalmente, apresentam-se quatro tipologias de modelos teóricos de GRH: o modelo weberiano; os modelos hard e soft, os modelos macroeconómicos e os modelos contingenciais. Estes modelos não são opostos, mas antes complementares e sintetizam a forma como a função se operacionalizou nos vários momentos da sua evolução.
Keywords: Recursos Humanos; Gestão de Recursos Humanos; Modelos de Gestão de Recursos Humanos (search for similar items in EconPapers)
Date: 2010-01
References: View references in EconPapers View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://socius.rc.iseg.ulisboa.pt/RePEc/soc/wpaper/wp012010.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:soc:wpaper:wp012010
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers from SOCIUS, Research Centre in Economic and Organisational Sociology at the School of Economics and Management (ISEG) of the University of Lisbon Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Mónica Fraga ().