Mulheres e homens com idades superiores a 50 anos no mercado de trabalho: observações sobre Portugal e Brasil
Sara Falcão Casaca (),
Daniela Dountora and
Valmiria Piccinini
No wp012015, Working Papers from SOCIUS, Research Centre in Economic and Organisational Sociology at the School of Economics and Management (ISEG) of the University of Lisbon
Abstract:
Esse artigo tem como objetivo analisar como o envelhecimento e o gênero influenciam na situação de emprego e desemprego do/a trabalhador/a em Portugal e no Brasil. São traçadas as principais características da população trabalhadora com idade mais avançada (superior a 50 anos), em ambos os países, destacando-se a evolução das taxas de emprego e de desemprego. No caso de Portugal, utilizamos dados provenientes do Labour Force Survey - LFS (Eurostat). Quanto ao Brasil, são utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Constatou-se que os trajetos socioprofissionais são desiguais, refletindo importantes diferenças sociais na vulnerabilidade ao desemprego e à precariedade das trajetórias, o que irá incorrer em diferentes oportunidades de colocação laboral para homens e mulheres mais velhos/as.
Keywords: Género, Envelhecimento; Mercado de Trabalho; Portugal; Brasil (search for similar items in EconPapers)
Date: 2015-01
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://socius.rc.iseg.ulisboa.pt/RePEc/soc/wpaper/wp012015.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:soc:wpaper:wp012015
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers from SOCIUS, Research Centre in Economic and Organisational Sociology at the School of Economics and Management (ISEG) of the University of Lisbon Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Mónica Fraga ().