Prosápia Intelectual, Neofilia e Fetichismo Temporal: Notas sobre o Conceito de Cronocentrismo
Rafael Marques ()
No wp012020, Working Papers from SOCIUS, Research Centre in Economic and Organisational Sociology at the School of Economics and Management (ISEG) of the University of Lisbon
Abstract:
As ciências sociais identificaram, há muito, um problema basilar que constituía importante entrave ao desenvolvimento de um conhecimento verdadeiro e objectivo das sociedades – o etnocentrismo. Neste texto, consideramos que, não menos importante, e talvez mais insidioso, é o problema do cronocentrismo. O cronocentrismo corresponde a uma forma de desconsideração pelas sociedades passadas, impondo sobre elas bitolas de avaliação, juízos e condenações que não respeitam nem a sua lógica nem a sua integridade e são baseados em construções morais presentistas. Trata-se de um enviesamento comum, e escassamente reconhecido, que resulta de fraquezas metodológicas e conceptuais e de um parco e errado uso de formas comparativas de análise. A inexistência de deflatores sociais e um fetichismo pela inovação e pela mudança, a par de uma neofilia generalizada têm adensado o problema. Baseados na análise de múltiplos contributos teóricos sobre o conceito de cronocentrismo, apresentados ao longo das últimas cinco décadas, propomos uma matriz integradora capaz de lançar luz sobre o fenómeno e suas causas. A síntese produzida poderá constituir a base para estudos empiricamente conduzidos que testem a validade da chamada “hipótese cronocêntrica”.
Keywords: Sociology of Time; Chronocentrism; Intellectual Bias; Social Deflators (search for similar items in EconPapers)
Date: 2020-01
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://socius.rc.iseg.ulisboa.pt/RePEc/soc/wpaper/wp012020.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:soc:wpaper:wp012020
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers from SOCIUS, Research Centre in Economic and Organisational Sociology at the School of Economics and Management (ISEG) of the University of Lisbon Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Mónica Fraga ().