EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Análise comparativa por gênero no mercado de trabalho em Goiás e no Brasil em 2005 e 2015

Dhieyse Thalynne Moreira dos Santos (), Antonio Queiroz (), Edson Roberto Vieira (), Sérgio Fornazier Meyrelles Filho (), Sabrina Faria de Queiroz () and Cleidinaldo de Jesus Barbosa ()
Additional contact information
Dhieyse Thalynne Moreira dos Santos: FACE-UFG
Edson Roberto Vieira: FACE-UFG
Sérgio Fornazier Meyrelles Filho: PPGECON/FACE/UFG
Sabrina Faria de Queiroz: IE/RI/UFU
Cleidinaldo de Jesus Barbosa: FACE-UFG

No 84, Working papers - Textos para Discussao do Curso de Ciencias Economicas da UFG from Curso de Ciencias Economicas da Universidade Federal de Goias - FACE

Abstract: A crescente participação da mulher no mercado de trabalho representa um grande avanço na economia, entretanto, as desigualdades no âmbito de trabalho quando se considera o gênero dos indivíduos, ainda permanecem nos dias de hoje. O objetivo do trabalho é analisar a participação e a remuneração do mercado de trabalho, considerando principalmente os aspectos como o gênero dos indivíduos no Brasil e em Goiás. A hipótese é que apesar dos avanços de políticas públicas voltadas para mulher no mercado de trabalho e da luta social por igualdade, ainda continua distante da média de participação e da remuneração dos homens. A metodologia consiste na análise comparativa de dados acerca do mercado de trabalho do Brasil e do estado de Goiás nos anos de 2005 e 2015 com a coleta de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise leva em consideração algumas variáveis como: a taxa de participação, a taxa de desemprego, a taxa de ocupação, a escolaridade, a idade, a jornada de trabalho, o setor de atividade, a posição na ocupação, o grupo ocupacional e o rendimento dos indivíduos por gênero no Brasil e em Goiás. Os resultados apontam que existe ainda divisão sexual no mercado de trabalho que favorece os homens em relação às mulheres, no qual eles são maioria em posições de maior prestígio e elas estão na maior parte em posições de maior vulnerabilidade. Todavia, conclui-se que o mercado de trabalho apresentou alguns progressos quanto a redução da desigualdade entre os sexos, especificamente a menor diferença de remuneração de homens e mulheres, tendo em vista o interstício de 10 anos de comparação.

Keywords: Mercado de trabalho; Gênero; Desigualdade; Brasil e Goiás (search for similar items in EconPapers)
Pages: 32 pages
Date: 2020-12
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/118/o/TD_084.pdf First version, 2020 (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ufb:wpaper:084

Access Statistics for this paper

More papers in Working papers - Textos para Discussao do Curso de Ciencias Economicas da UFG from Curso de Ciencias Economicas da Universidade Federal de Goias - FACE Universidade Federal de Goias UFG - Campus Samambaia (Campus II) Rodovia Goiania/Nova Veneza, Km 0 CEP 74690-900, Goiania, Brasil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Sandro E. Monsueto ().

 
Page updated 2025-04-01
Handle: RePEc:ufb:wpaper:084