Ser ou não ser: Reflexões sobre a crise e o futuro da União Europeia
Leonardo Costa
No 3, Working Papers de Economia (Economics Working Papers) from Católica Porto Business School, Universidade Católica Portuguesa
Abstract:
Neste artigo discutimos a crise e o futuro da União Europeia (UE). O método consiste num diagnóstico e análise críticos daquilo que tem sido a crise europeia e na subsequente discussão de duas propostas para o futuro, com vista a recuperar uma Europa com um rosto humano. Os resultados mostram que a visão económica que transparece da atuação das Instituições Europeias (IE) padece de fortes limitações. Ao fim de uma década, a UE ainda não conseguiu ultrapassar os problemas levantados pela crise financeira de 2008. A crise europeia é mais profunda e tem as suas origens na globalização financeira dos anos 1970’s, na unificação da Alemanha e no fim da guerra fria, em 1989 e 1991, no tratado de Maastricht e no aparecimento do Euro (no âmbito da União Económica e Monetária) nos anos 1990’s. A Área do Euro (AE) não é uma zona monetária ótima e completa. A crise financeira de 2008 atingiu fortemente a banca do centro e norte da Europa, sendo que as IE converteram o problema numa crise das dívidas soberanas e moral dos Estados Membros (EM) da coesão e da Itália (PIIGS/GIPSI) e do orçamento da UE. Entrando em linha de conta com as transferências por via do mercado único, a posição líquida que países como a Alemanha e Portugal têm, no que refere ao orçamento europeu, inverte-se, sendo a Alemanha beneficiária líquido da UE e Portugal um contribuinte líquido. Duas alterações ajudariam a UE a refundar-se com um rosto humano e a parar a afirmação dos nacionalismos populistas e xenófobos no continente: o orçamento da UE passar a ser pago exclusivamente com recursos próprios (impostos europeus); a UE adotar aproximações territoriais (“place-based”) em todas as suas políticas.
Keywords: Aproximações territoriais; crise; contribuintes líquidos; financiamento; mercado único; orçamento; União Europeia (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: E02 E58 F15 H10 (search for similar items in EconPapers)
Pages: 14 pages
Date: 2019-03
New Economics Papers: this item is included in nep-hpe and nep-mac
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.feg.porto.ucp.pt/docentes/repec/WP/0320 ... o_Ser_ou_nao_ser.pdf First version (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 500 Can't connect to www.feg.porto.ucp.pt:80 (A connection attempt failed because the connected party did not properly respond after a period of time, or established connection failed because connected host has failed to respond.)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:cap:wpaper:032019
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers de Economia (Economics Working Papers) from Católica Porto Business School, Universidade Católica Portuguesa Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Ricardo Goncalves ().