Um Modelo Macrodinâmico Pós-Keynesiano de Simulação
José Luís Oreiro and
Fábio Ono (fabiohono@gmail.com.)
No 7, Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics
Abstract:
Este artigo apresenta a estrutura e as primeiras simulações computacionais de um modelo macrodinâmico uni-setorial que incorpora alguns elementos do enfoque teórico pós-keynesiano. Os elementos incorporados no modelo aqui apresentado são os seguintes: (i) determinação do nível de produção pela demanda efetiva, (ii) existência de propensões a poupar diferenciadas com base na classe de rendimentos, (iii) fixação de preços com base num mark-up sobre os custos diretos unitários de produção, (iv) determinação do investimento com base na “teoria dos dois preços” de Minsky, (v) influência da estrutura de capital das empresas, em especial o seu nível de endividamento, sobre a decisão de investimento e de fixação de preços, (vi) determinação da taxa de inflação com base no conflito distributivo entre capitalistas e trabalhadores, e (vii) endogenidade da oferta de moeda. As simulações computacionais do modelo revelam algumas propriedades importantes da dinâmica capitalista tais como a ocorrência “crescimento cíclico”, ou seja, flutuações irregulares e não-explosivas da taxa de crescimento do produto real; a estabilidade da taxa de lucro e da distribuição funcional da renda ao longo do tempo; a manutenção de uma certa capacidade de produção excedente no “longo-prazo”; a ocorrência de um único episódio de queda acentuada do nível de atividade econômica ao longo de todo o intervalo de tempo da simulação, o que esta em consonância com o caráter raro das “grandes crises” na história do capitalismo. Além disso, as simulações computacionais mostram que uma redução muito acentuada da inflação num curto período de tempo tende a ser acompanhada por uma grande fragilização das posições financeiras das empresas, a qual, mais cedo ou mais tarde, culmina numa “grande depressão”. Como corolário desse resultado segue-se que o Banco Central deve conduzir a política monetária de forma à jamais engendrar quedas muito acentuadas da taxa de inflação.
Keywords: Economia Pós-Keynesiana; Economia Computacional; Política Monetária (search for similar items in EconPapers)
Pages: 27 pages
Date: 2005
Note: Creation Date corresponds to the year in which the paper was published on the Department of Economics website. The paper may have been written a small number of months before its publication date.
References: Add references at CitEc
Citations: View citations in EconPapers (3)
Downloads: (external link)
http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/textos_disc ... no_2005_texto_03.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:fup:wpaper:0007
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers from Universidade Federal do Paraná, Department of Economics Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Luciano Nakabashi (luciano.nakabashi@ufpr.br this e-mail address is bad, please contact repec@repec.org).