Mapeando o pós-keynesianismo: Uma abordagem cienciométrica
Bruno R. Dammski () and
José S. Paula Pinto Marco A. R. Cavalieri
No 2015_36, Working Papers, Department of Economics from University of São Paulo (FEA-USP)
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo estudar a corrente pós-keynesiana na economia para delinear suas características. A metodologia usada para atingir este objetivo combina concepções filosóficas e linguísticas, com técnicas computacionais e cienciométricas. Primeiro, tal metodologia parte do conceito de finitismo de significados (meaning finitism) para compreender o que significa uma expressão do ponto de vista da sua construção social. A ideia de finitismo consiste em expandir o significado de um termo para permitir que ele seja formado por uma infinidade de conceitos, e não por uma a definição unívoca. Tal ideia é baseada na filosofia da linguagem de Ludwig Wittgenstein. Segundo, o contexto social em que o significado da expressão “Post Keynesian” surge tem que ser escolhido. Neste artigo, o contexto relevante é a comunidade acadêmica dos economistas, representada pelas revistas em que esses pesquisadores publicam seus artigos. Assim, o significado da expressão “Post Keynesian” é estudado a partir de uma base de dados formada por milhares de artigos acadêmicos. Terceiro, o modo especifico de estudar a expressão “Post Keynesian” neste contexto é através um programa computacional para construir um mapa de Co-word. Este mapa representa a co-ocorrência de palavras relevantes que co-ocorrem com a expressão em foco como distâncias em um espaço bidimensional. Quarto, a literatura pós-keynesiana é utilizada para estabelecer conexões entre as palavras que aparecem no mapa, dando origem a um quadro de significados e características da corrente pós-keynesiana. Em paralelo com esta metodologia, o presente artigo apresenta, ainda, um gráfico que mostra as ocorrências da expressão “Post Keynesian” nas revistas de economia, cotejando tal gráfico com a literatura histórica da corrente.
Keywords: Post Keynesian; Mining finitism; Co-word analysis; History of economic thought (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: B29 B49 B59 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2015-10-27
New Economics Papers: this item is included in nep-hpe and nep-pke
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.repec.eae.fea.usp.br/documentos/Dammski_Cavalieri_Simao_WP36.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:spa:wpaper:2015wpecon36
Ordering information: This working paper can be ordered from
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers, Department of Economics from University of São Paulo (FEA-USP) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Pedro Garcia Duarte ( this e-mail address is bad, please contact ).