EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

SITUAÇÃO DO SETOR SUCROALCOOLEIRO NO NORDESTE: ESTRUTURAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA, PRODUÇÃO E MERCADO

Fatima Vidal Fatima, Jose Ailton Nogueira Dos Santos and Marcos Antonio Souza dos Santos

No 146603, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)

Abstract: O setor sucroalcooleiro do Brasil é o mais competitivo do mundo. Possui maiores níveis de produtividade, rendimento e menores custos de produção. A tendência de crescimento do preço mundial do petróleo, aliada a necessidade de redução de emissão de poluentes na atmosfera e ao alto volume de vendas dos veículos bicombustíveis deverá impulsionar de forma crescente a demanda interna e externa por álcool, sendo necessário grande volume de investimento para atender essa demanda. Com relação ao açúcar a perspectiva também é de demanda mundial crescente, influenciada diretamente pelo crescimento do consumo mundial de açúcar ao nível de 2% ao ano e pela perspectivas de redução da produção em países que estão investindo na produção de álcool combustível em detrimento de incrementos na produção agrícola. O objetivo geral da pesquisa foi caracterizar o setor sucroalcooleiro através da análise do mercado e da cadeia produtiva com foco na produção nordestina. O estudo foi realizado com base em pesquisa exploratória a partir de levantamento bibliográfico, entrevista aberta aos seguimentos representativos do setor e observação direta no decorrer das visitas. Os resultados encontrados permitem concluir que: o setor sofreu uma profunda reestruturação na gestão de produção, nas relações de trabalho, além de inovações tecnológicas; o setor sucroalcooleiro nordestino apresenta competitividade no mercado externo visto que o seu custo de produção fica acima apenas do obtido na região Centro- Sul do Brasil; o crescimento da produção na zona da Mata nordestina depende do aumento dos níveis de produtividade por meio da ampliação da área irrigada e do aumento do rendimento industrial; e, a ampliação da fronteira da cana-de-açúcar no Nordeste deverá centrar-se no Maranhão e Piauí.

Keywords: Production Economics; Resource/Energy Economics and Policy (search for similar items in EconPapers)
Pages: 19
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/146603/files/374.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:146603

DOI: 10.22004/ag.econ.146603

Access Statistics for this paper

More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:sobr06:146603