ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE DA COTONICULTURA NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO/MG – APLICAÇÃO DA MATRIZ DE ANÁLISE DE POLÍTICA
Renato dos Santos Goncalves,
Mayra Batista Bitencourt and
Leonardo Barros Rezende
No 147139, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
Neste início do século XXI, a cotonicultura mineira vem reconquistando espaço e apostando numa retomada de crescimento, objetivando a auto-suficiência no abastecimento da indústria têxtil do estado. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a competitividade da cotonicultura na região do Triângulo Mineiro/MG. Para tanto, utilizou-se como metodologia a Matriz de Análise de Políticas (MAP), desenvolvida por MONKE E PERSON (1989). Os resultados da MAP mostram que a cotonicultura mineira não é competitiva a nível internacional. E ainda, revela-se uma desproteção de 57% , isto significa, que os produtores da região, precisam de benefício desta mesma ordem, para conceder a competitividade ao produto. Portanto, através deste estudo, nota-se que a não competitividade do produto se deve principalmente por parte do governo. Para a região em estudo ser competitiva não basta só ter tecnologia de ponta, mas também ações públicas que vêem a beneficiar e dar competitividade ao produto.
Keywords: Research; and; Development/Tech; Change/Emerging; Technologies (search for similar items in EconPapers)
Pages: 20
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/147139/files/423.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:147139
DOI: 10.22004/ag.econ.147139
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().