O PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO DO CONSUMO DE ALIMENTOS NA AGRICULTURA FAMILIAR
Marcio Gazolla Marcio and
Sergio Schneider
No 147396, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
O artigo aborda a mercantilização do consumo de alimentos básicos na agricultura familiar do Rio Grande do Sul, principalmente na Região Norte do estado, denominada de Alto Uruguai. O objetivo principal é o de demonstrar como o processo de mercantilização social e econômica da agricultura familiar ocorreu a partir dos anos de 1970 e, como se desenvolver na área da produção de alimentos para consumo das famílias rurais. Demonstra-se que este processo fragiliza as famílias desta região, principalmente no que se refere a segurança alimentar que é um dos principais componentes da reprodução social destes agricultores. O estudo usa tanto dados primários como secundários e entrevistas semi-diretivas com agricultores e atores sociais de desenvolvimento. A principal conclusão é a de que a agricultura familiar passou por modificações profundas a partir do processo de modernização da agricultura e que uma das esferas das unidades de produção que foram fragilizadas foi a de produção para autoconsumo que cedeu lugar as lavouras e criações animais voltadas para o mercado. Em outros casos, a compra de alimentos em postos de abastecimento urbanos é o símbolo máximo deste processo.
Keywords: Farm; Management (search for similar items in EconPapers)
Pages: 19
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/147396/files/487.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:147396
DOI: 10.22004/ag.econ.147396
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().