GLOBALIZAÇÃO DA P&D: IMPACTOS NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO
Mariana Bombo Perozzi Gameiro and
Augusto Hauber Gameiro
No 147936, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
O trabalho visa analisar as conseqüências positivas e negativas advindas da globalização da pesquisa e desenvolvimento (P&D) sobre os países em desenvolvimento, especialmente os que hospedam essas operações. Para tal, empregou a revisão de literatura como metodologia. Aborda os fatores que possibilitaram a internacionalização da P&D e as vantagens buscadas pelas multinacionais que estabelecem atividades de pesquisa fora de seus países de origem. Elenca os impactos da P&D globalizada. Ressalta ainda a necessidade de uma atitude pró-ativa dos governos, com o objetivo de absorver o conhecimento gerado, garantir os interesses nacionais e maximizar o aproveitamento de seus resultados em favor do desenvolvimento do país. Descreve o perfil de três multinacionais do agronegócio que desenvolvem atividades de P&D no Brasil: Syngenta, DowAgroscience e Monsanto.
Keywords: Agribusiness; International Development; Research and Development/Tech Change/Emerging Technologies (search for similar items in EconPapers)
Pages: 12
Date: 2006
References: View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/147936/files/544.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:147936
DOI: 10.22004/ag.econ.147936
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().