EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO CAMPO DAS VERTENTES: UMA APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE ANÁLISE MULTIVARIADA

Fabricio Oliveira Cruz, Claudiney Guimaraes Ribeiro and Ivis Bento De Lima

No 148315, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)

Abstract: A atividade agrícola brasileira é historicamente grande geradora de divisas e empregadora de mão-de-obra para o país. Dada sua importância, estudos com o intuito de mensurar ou classificar variáveis do setor primário ganham importância no cenário econômico. A modernização agrícola está associada a uma produção apoiada no uso combinado e intensivo de insumos modernos, tais como máquinas e tratores, fertilizantes químicos e corretivos e controle químico de pragas e doenças, que resulta em alta produtividade do trabalho e da terra. Esse estudo visou fazer um diagnóstico do nível de modernização agrícola dos municípios que compõem a mesorregião Campo das Vertentes a qual é constituída por três microrregiões que englobam um total de 36 municípios. Nesse sentido, foram selecionadas 17 variáveis que formaram um conjunto de 21 indicadores de modernização. A metodologia utilizada para o estudo foi a análise fatorial e a análise de cluster. O processo de análise fatorial foi eficaz na redução dos dados e considerado factível para a realização do estudo dada a aceitação dos testes de KMO e Bartlett. Foram considerados quatro fatores que explicaram 78,91% da variância total, os quais foram definidos como uso da terra (F1), relação capital/trabalho (F2), financiamentos e despesas gerais (F3) e despesas com assistência técnica e insumos (F4). A partir dos escores fatorias, a análise de cluster possibilitou a formação de cinco grupos de modernização. Para a hierarquização e classificação dos mesmos criou-se um índice bruto de modernização, a partir dos escores fatoriais médios de cada grupo. Conclusivamente, pode-se dizer que a mesorregião apresentou nível de modernização relativamente baixo, uma vez que cerca de 59% dos municípios encontram-se no grupo de menor nível de modernização.

Keywords: Agribusiness; Agricultural and Food Policy (search for similar items in EconPapers)
Pages: 19
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/148315/files/748.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:148315

DOI: 10.22004/ag.econ.148315

Access Statistics for this paper

More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:sobr06:148315