O FINANCIAMENTO PARA A AQUISIÇÃO DE INSUMOS NAS REVENDAS DO PARANÁ
Ednaldo Michellon and
Telma Pelizer
No 148514, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
A participação do governo federal no financiamento agrícola começou nos anos de 1930, com a criação, no Banco do Brasil, da Carteira de Crédito Agrícola e Industrial (CREAI). Em 1965 foi criado o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), objetivando que, parte dos recursos captados pelos bancos fosse canalizada para a agricultura. Durante as décadas seguintes ocorreram muitas mudanças em relação aos recursos disponíveis para o setor agrícola, ficando cada vez mais difícil o acesso do produtor a esse recurso. Nesse sentido o presente trabalho tem por objetivo identificar as causas do difícil acesso ao financiamento nas instituições financeiras e o papel das Revendas como fonte desse recurso. A metodologia utilizada foi a entrevista com as Revendas de várias regiões do Paraná, onde foi constatado que 90% das vendas realizadas são para prazo safra, sendo um canal de financiamento do agricultor paranaense.
Keywords: Community/Rural/Urban Development; International Relations/Trade (search for similar items in EconPapers)
Pages: 10
Date: 2006
References: View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/148514/files/816.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:148514
DOI: 10.22004/ag.econ.148514
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().