TENDÊNCIAS MUNDIAIS NO CONSUMO DE ALIMENTOS
Elisio Contini,
José Garcia Gasques and
Eliana Teles Bastos
No 148610, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
O trabalho analisa o consumo de alimentos para um grupo de países desenvolvidos e em desenvolvimento no período 1961 a 2003. Tem como principal fonte de informações a FAO. Os grupos de produtos analisados são cereais, vegetais/frutas e carnes. Nesses grupos analisam-se os principais produtos consumidos nos países considerados. Uma das conclusões, é que o crescimento populacional, a urbanização e o aumento de renda, têm provocado acentuadas mudanças no consumo, com a substituição de cereais por outros tipos de alimentos. As evidências mostraram, também, que há um grande potencial de mercado para vegetais e frutas, pois o crescimento do consumo desses alimentos tem-se dado de maneira forte em países muito populosos como China e Índia. As carnes, em especial de aves e suína, mostram-se em expansão nos países considerados, o que representa um potencial para países exportadores como o Brasil.
Keywords: Agribusiness; Consumer/Household Economics; Food Consumption/Nutrition/Food Safety; Food Security and Poverty; International Development (search for similar items in EconPapers)
Pages: 16
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/148610/files/926.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:148610
DOI: 10.22004/ag.econ.148610
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().